segunda-feira, 14 de junho de 2010

Corte x namoro‏

Corte, ao contrário do que muitos pensam, não é um processo do namoro, não faz parte do namoro e não acontece antes do namoro. A corte está aí para preceder relacionamentos duradouros e conscientes (casamentos).
Existem duas histórias de casais, na Bíblia, que eu admiro muito... Jacó e Raquel (Gn 29) e Rute e Boaz (Rt). Claro que existem outros casais com histórias bonitas, mas esse dois são os que mais chamam minha atenção!
Jacó se apaixonou por Raquel desde a primeira vez que a viu e soube desde aquele momento que era sua futura esposa. Eu fico imaginando ele cortejando sua futura esposa durante 14 anos... E enquanto isso, ele trabalhava.
Rute, por sua humildade, servidão, bondade, companheirismo e amor, encontrou seu futuro marido trabalhando! Boaz achou graça em Rute e imagino que não foi diferente de Jacó com Raquel, se apaixonando assim que a viu... O NAMORO
Os relacionamentos (namoro, corte) deveriam estar diretamente ligados ao casamento, porque não há outro propósito para começar tanto um quanto outro senão o matrimônio. Como eu disse o namoro leva à intimidade, mas não necessariamente ao compromisso.
O namoro, geralmente, visa tirar proveito do parceiro. É você ter nele algo que te satisfaça (que pode ser trocado por algo/alguém melhor) e que, geralmente, está ligado à paixão. É aquilo que você olha e gosta, aquilo que o exterior revela e atrai. Jeito de falar, de se vestir, de se portar... Muitos, às vezes, até começam um namoro sem se conhecer, pretendendo fazer isso no decorrer do tempo... O que pode acabar por frustrar ambos. Isso explica tantos términos de namoro se tornarem inimizades! E essa inimizade pós-namoro acontece sempre que não houver amizade, e sim defraudação mútua. Essa defraudação causa ciúmes, insegurança, brigas e mais brigas. O namoro também dá aquele ar de direitos iguais, onde a mulher não mais deve ser submissa ao homem.
A CORTE

Já a corte quer priorizar o interior... Quer atrair o outro pela amizade. Pela compatibilidade, pela cumplicidade, por se completarem realmente. É ter um relacionamento visando o crescimento espiritual, não a intimidade física. É preservar os corações em Deus, para que Ele direcione tudo entre o casal... É querer levar o outro pra mais perto de Deus, não pra mais perto de si. É você criar uma amizade verdadeira, para que quando casarem não sejam frustrados por não conhecerem o outro 'tão bem assim'...
Ao contrário do que li em vários e vários lugares, discordo quando dizem que a corte não tem intenção de noivado ou casamento... Porque, pra mim, não ter intenção de noivado e casamento é uma amizade que não precisa fazer corte. Caso contrário deveríamos fazer corte com todos os nossos amigos... rs
Uma coisa que vale ressaltar é que na corte não existem os famosos beijinhos que existem no namoro!!
E os direitos iguais são deixados de lado, com base bíblica, fazendo com que a mulher seja submissa ao homem... Fazendo com que ela seja uma auxiliadora, como o plano inicial de Deus! Assim criando um relacionamento saudável, maduro e segundo a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário